O batismo de crianças no evangelho

• São Pedro no livro de Atos batizou mais ou menos três mil pessoas. At 2,41: “Os que aceitaram as palavras de Pedro RECEBERAM O BATISMO. Naquele dia, foram acrescentadas mais ou menos três mil pessoas”. Dessas três mil pessoas batizadas, será que tinha alguma criança? É só observar dois versículos antes que veremos que as promessas não são só para os adultos. At 2,39: “Pois a promessa É PARA VÓS E VOSSOS FILHOS”.

Era um costume apostólico batizar famílias inteiras, como Paulo batizava. Em At 16,15 Paulo batiza TODA A FAMÍLIA DE LÍDIA. Em At 16,33 Paulo batiza TODOS OS FAMILIARES DO CARCEIREIRO. E em 1Co 1,16 Paulo batiza A FAMÍLIA DE ESTÉFANAS. Muitos líderes proíbem o batismo de crianças indo totalmente contra o evangelho. O batismo é o primeiro sacramento da Nova Aliança, da mesma forma que a circuncisão era a primeira imposição da lei veterotestamentária. Muitos líderes por ignorância ou sectarismo, batizam a pessoa pela segunda vez, indo contra o evangelho. Ef 4,5: “Há um só Senhor, uma só fé, UM SÓ BATISMO”.

O batismo está para os cristãos como a circuncisão está para os judeus. E a circuncisão era feita no OITAVO DIA DE NASCIDO (Gn 17,12). Cl 2,11-12: “Nele fostes circuncidados, por circuncisão NÃO FEITA POR MÃO DE HOMEM, mas pelo desvestimento da vossa natureza carnal: Essa é a circuncisão de Cristo. FOSTES SEPULTADOS COM ELE NO BATISMO, também com Ele ressuscitastes, pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos”.

Existem muitas perguntas sobre batismo de crianças como: “Como pode uma criança ser batizada se a criança não tem nenhum pecado?”. Rm 5,12: “Eis porque: Como por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, assim a morte passou A TODOS OS HOMENS, PORQUE TODOS PECARAM”. Todos nós somos pecadores pela essência pecaminosa herdada de Adão, e o fato da criança não ter pecado cometido, não significa que ela não pode ser batizada, pois Jesus também não tinha pecado cometido e foi batizado aos 30 anos.

Como vimos em Colossenses 2,11-12 o batismo é a circuncião da Nova Aliança, e a circuncisão equivale ao batismo da velha aliança. Só que a circuncisão é uma ritualística da lei mosaica, e o batismo é um sacramento para os cristãos. 1Co 10,2: “Na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés”. A igreja primitiva tem vários escritos sobre batismo: Orígenes (185 – 255 d.C.) escreveu: “A Igreja recebeu dos apóstolos a tradição de dar batismo aos RECÉM-NASCIDOS” (epíst. Ad rom. Livro 5,9). Esse escrito de Orígenes confirma o que Paulo diz em Cl 2,11-12 e o batismo de famílias inteiras em At 16,15 e 33 e 1Co 1,16. Caso contrário, o evangelho falaria a respeito. São Cipriano (258 d.C.) disse: “Do batismo e da graça não devemos afastar as crianças” (carta à Fido). São Cipriano confirma o que o próprio Jesus disse. Lc 18,16: “Jesus, porém chamou-as, dizendo: ‘DEIXAI AS CRIANCINHAS VIREM A MIM E NÃO AS IMPEÇAIS, POIS DELAS É O REINO DE DEUS’”.

Quanto à questão de o batismo ser por aspersão ou imersão, o evangelho mostra as duas formas. O termo “batismo – βάπτισμα” vem de mergulho, e daí deriva o nome “Batista”. E JOÃO BATISTA BATIZAVA POR IMERSÃO, pois viveu antes do Calvário. Depois da ressurreição de Cristo, podemos ver o batismo por aspersão, como os batismos feitos por São Paulo. Em At 9,17-18 Paulo estava na casa de Judas e não tinha mar, riacho ou algo do tipo dentro de uma casa. Como também em At 18,7-8 o batismo foi realizado dentro da casa de Tício.

O batismo é um dos sete sacramentos da Igreja, e seus efeitos são essencialmente dois: A purificação dos pecados e o novo nascimento do espírito.

Amém

Paulo Leitão De Gregorio

Mais link deste tópico

“Antigamente, as pessoas eram mais resignadas ao sofrimento e à cruz. Hoje, há a ilusão de conseguir vencer o sofrimento, a dor e a morte por meio da tecnologia... e queremos ser felizes aqui e agora. Mas, Jesus nunca prometeu a felicidade aqui, quem promete isso é o diabo.
Padre Paulo Ricardo ”

Hoje é Sexta-Feira, 29 de Março de 2024