A relação entre São José e José do Genesis e a relação entre santa Maria e a nação Israel

  • São José quando é citado por São Mateus faz eco à descrição de José no Gênesis, o qual recebia revelações nos sonhos. Gn 37,19: “O sonhador” [Literalmente, ”O senhor dos sonhos”] ), e foi parar no Egito. A descrição feita por São Mateus da matança dos meninos de Belém ordenada pelo rei Herodes, sendo poupado o menino Jesus (Mediador da nova aliança), lembra a ordem do faraó de executar os meninos hebreus, da qual escapou o menino Moisés (Mediador da antiga aliança). Mt 2,20b virtualmente cita Ex 4,19.
    Nas duas ocasiões a fuga foi para o Egito (deserto).
    “E levantando-se ele tomou O MENINO E SUA MÃE, de noite, E FOI PARA O EGITO”. ( Mateus 2,13-14)
    “E A MULHER FUGIU PARA O DESERTO” (Apocalipse 12,6)
    Lembrando que o deserto era o Egito (Gn 21,21)
    Ex 14,11: “E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no EGITO, para nos tirar de lá, para que morramos NESTE DESERTO?”
    A mesma expressão dirigida a Maria (Lc 1,28: Chaire=alegra-te) era dirigida a Israel no velho testamento (Is 12,6; Zc 2,14), e jamais foi dirigida a uma mulher.

    Compare:

    Sf 3,14: “Grita de contentamento, filha de Sião! ALEGRA-TE, Israel! Alegra-te e rejubila de todo o coração, filha de Jerusalém!”.

    Lc 1,28: “Alegra-te, cheia de graça”. “χαιρε κεχαριτωμενη – chaire kecharitomeni – Ave cheia de graça”.

    Moisés fala a Israel:

    Dt 28,4a: “Bendito será o fruto do teu ventre”.

    E Isabel diz à Maria:

    Lc 1,42b: “Bendito é o fruto do teu ventre”.

    O fato de Israel se personificar em Maria fica mais notável nas palavras de Simeão proferidas à Maria:

    Lc 2,35: “e a ti, uma espada traspassará tua alma! — e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”.

    Anteriormente, esses dizeres foram direcionados a Israel (Sl 37,15 + Zc 12,10b).

    Sl 37,15: “Mas a espada atravessar-lhes-á o coração, e os seus arcos quebrar-se-ão”. Zc 12,10b: “Chorarão por ele como se chora um filho único; vão chorá-lo amargamente, como se chora um primogênito”.

    É impressionante a sincronia das duas alianças, a peregrinação dos judeus ao Egito onde escapara Moisés e a peregrinação da Igreja nascente ao Egito “Sagrada família” (Jesus, Maria e José).
    Tudo com o intuito de que Jesus escapasse da perseguição e se completasse seu plano salvífico.
    Gloria Patri, et Filio, et Spiritui Sancto, sicut era in principio, et nunc, et semper, et in saécula saeculórum. Amen

    Paulo Leitão De Gregorio

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