• A grande prostituta citada nos capítulos 17 e 18 de Apocalipse é associada por muitos falsos líderes à Santa Igreja Católica, porém, sem base bíblica nenhuma. Mostraremos nos parágrafos seguintes a quem o próprio Deus chamava de prostituta e associava cada detalhe do texto apocalíptico.

VESTIDA DE PÚRPURA E ESCARLATE

Ap 17,4: “A mulher estava vestida de púrpura e escarlate. Estava toda enfeitada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Tinha na mão um cálice de ouro cheio de abominações, que são as impurezas da sua prostituição.”

Vejamos o que Deus diz a Jerusalém pela boca do profeta Isaias

Is 1,18: “Pois bem, justifiquemo-nos, diz o Senhor. Se vossos pecados forem escarlates, tornar-se-ão brancos como a neve! Se forem vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã!”.

Púrpura e escarlate são as cores dos pecados de Jerusalém. Muitos fogem do simbolismo afirmando que a passagem especifica que a mulher está “VESTIDA”, literalmente, de púrpura e escarlate, não sabendo que o termo “vestir” é totalmente relacionado biblicamente ao estado de pecado.

Muitas das vezes que a Bíblia se refere a pecado usa o termo “vestir”. A Bíblia relaciona a AUSÊNCIA DE PECADOS a VESTES BRANCAS, como em Dn 7,9 e Ap 3,18. Como podemos ver não se refere à vestimenta.

Quanto às abominações, vemos Deus falando claramente sobre Jerusalém.

Ez 16,2 : “Filho do homem, mostra a Jerusalém os seus crimes abomináveis”.

Jr 13,27: “Os adultérios que cometes, os teus gemidos de prazer, a vergonha da tua PROSTITUIÇÃO: Eu vi os teus horrores sobre as colinas e campos. AI DE TI, JERUSALÉM, se não te purificas! Até quando, afinal?”.

EMBRIAGADA COM O SANGUE DOS SANTOS

Ap 17,6: “Reparei que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus. Vendo a mulher, fiquei profundamente admirado”.

Ap 18,24: “Nela foi encontrado o sangue de profetas e santos, e de todos os que foram imolados sobre a Terra”.

Qual é essa cidade onde foi encontrado o sangue dos santos e dos profetas? O evangelho responde:

Mt 23,37: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!”.

O próprio Jesus diz que não poderia ser outra cidade.

Lc 3,33: “É necessário, todavia, que eu caminhe hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não é admissível que um profeta morra fora de Jerusalém”.

OS SETE MONTES ONDE A MULHER ESTÁ ASSENTADA

Ap 17,9: “Aqui se requer uma inteligência penetrante. As sete cabeças são sete montanhas sobre as quais se assenta a mulher”.

A própria Bíblia mostra que Jerusalém está cercada de montes.

Sl 125,2: “Como Jerusalém está toda cercada de montanhas, assim o Senhor envolve seu povo, agora e sempre”.

Os 7 montes de Jerusalém são: Escopus, Nab, Monte da Corrupção (2Rs 23,13), Monte Sião, Colina sudoeste, Monte Ofel, e a Rocha (fortaleza Antonia).

A GRANDE CIDADE QUE REINA SOBRE TODOS OS REIS DA TERRA (Ap 17,18)

Lm 1,1: “Alef. Como está abandonada a cidade tão povoada! Assemelha-se a uma viúva A GRANDE entre as nações. Rainha entre as províncias, ficou sujeita ao tributo”.

Jr 22,8: “Muitos pagãos, ao passarem perto desta cidade, uns aos outros hão de dizer: Por que assim tratou o Senhor esta GRANDE CIDADE?”.

O próprio apocalipse dá uma dica para saber qual é a grande cidade que mata os profetas.

Ap 11,8: “E os cadáveres das duas testemunhas vão ficar expostos na praça da Grande Cidade. Esta cidade chama-se simbolicamente Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado”.

E todos sabem que Jesus foi crucificado em Jerusalém onde está o golgota

SEGUNDO AS ESCRITURAS JERUSALÉM REINA SOBRE TODOS OS REIS DA TERRA

Js 12,7: “Estes são os reis da terra que Josué e os israelitas derrotaram aquém do Jordão, para o ocidente, desde Baal-Gal, no vale do Líbano, até a montanha nua que sobe para Seir. Josué deu essa terra em possessão às tribos de Israel, dividindo-a segundo suas famílias”.

E em Js 12,9-24 são citados os 31 reis. Depois da divisão entre Jerusalém e Israel, Jerusalém ficou sendo o centro do povo hebreu, por isso esta ficou conhecida como a cidade que reina sobre os reis da terra.

O inspiradíssimo livro de Tobias também mostra que Jerusalém reina sobre os reis da terra (Tb 14,9).

SAI DELA POVO MEU (Ap 18,4)

Lc 21,20-22: “Quando virdes que Jerusalém foi sitiada por exércitos, então sabereis que está próxima a sua ruína. Os que então se acharem na Judéia FUJAM para os montes; os que estiverem dentro da cidade RETIREM-SE; os que estiverem nos campos não entrem na cidade. Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito”.

SENTADA COMO RAINHA, NÃO SOU VIÚVA (Ap 18,7)

Jr 51,5: “Porque Israel e Judá não enviuvaram do seu Deus, o Senhor dos exércitos, se bem que sejam terras cheias de crimes contra o Santo de Israel”.

E em Lm 1,1 mostra que Jerusalém é a rainhas entre as províncias.

Amém

Paulo Leitão De Gregorio

“Quando os convido a ser santos, peço que não se conformem em ser de segunda linha,
mas que aspirem a um “horizonte maior. Não se conformem em ser medíocres.
Papa Bento XVI”