• Manobras Protestantes para se auto denominarem Igreja.
    Muitos arrebanhados denominacionais sabem que a Igreja Católica é a única enraizada na era primitiva, seria uma absurdo se eles não admitissem isso.

Para desvirtuarem o princípio da unidade salvífica eles usam textos sagrados de forma tendenciosa para tentarem manipular o contexto e convencerem que mesmo não estando em unidade estão em Cristo, o que é impossível pois o próprio Senhor disse na oração ao Pai Jo 17,21-23” A fim de que TODOS SEJAM UM. Como tu, pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que me deste PARA QUE SEJAM UM, como NÓS SOMOS UM: Eu neles e tu em mim, para que SEJAM PERFEITOS NA UNIDADE”
    Essa passagem é usada muitas vezes para defender o sincretismo apesar de haver frases altamente anti-sincretistas. A unidade que Cristo se refere não admite nenhuma divergência de credo.
    Jesus ao dizer “PARA QUE SEJAM UM, como NÓS SOMOS UM”, compara a unidade do corpo com a unidade entre ele e o pai. Se no corpo místico pudesse haver qualquer divergência doutrinaria Jesus não compararia dessa forma a unidade, a não ser que os sincretistas achem que Jesus e o pai possam ter conceitos e pensamentos distintos em relação a doutrina.

Um segundo tópico que eles não observam é quando Jesus diz “para que SEJAM PERFEITOS NA UNIDADE”. Jamais poderia haver uma unidade perfeita com divergência de credo.

As comunidades sectárias com intenções eclesiais em sua fundação são divididas desde a base e assim se ramificam com doutrinas, pastores, pensamentos e cultos diversos. São um amontoado de guetos partidários sem jamais alcançar um corpo eclesial.

1ª MANOBRA- O “IDE” FOI DITO A TODOS
    Mc 16,15 “E disse-lhes: IDE POR TODO MUNDO e pregai o Evangelho a toda criatura”.

Em primeiro lugar “IDE” não foi dito ao leitor, e não poderia porque não foi escrito, foi dito. Jesus nada escreveu, quem escreveu foi São Marcos. “ E DISSE-LHES”, ao ser dito no modo imperativo é necessário que haja um receptor, alguém que escute. O imperativo é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, orientação ou conselho.
    Para quem foi dito o “IDE”?

Basta verificarmos um versículo antes para se notar que foi dito especificamente ao corpo apostólico o qual a Igreja fundada pelo Senhor foi edificada (Ef 2,20) segundo as Escrituras Sagradas.

Mc 16,14: “Por fim APARECEU AOS ONZE, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado”.

2ª MANOBRA- ONDE É DITO O NOME DE JESUS ELE SE FAZ PRESENTE
    Para manipular esse conceito eles usam esse versículo
    Mt 18,20: “Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.

Logicamente não se refere a qualquer pessoa que se reúna em nome do Senhor, senão não haveria o alerta do preceito: “Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão”(Ex 20,7). Jesus falava diretamente à sua Igreja e não ao leitor e começou dissertando na segunda pessoa (VÓS), como mostra o versículo anterior.

Mt 18,19: “Digo- VOS ainda isto: se DOIS DE VÓS se unirem sobre a terra [...]”.

Além do mandamento citado, a bíblia nos remete em vários textos onde o nome de Jesus é utilizado por alguém que não congrega no corpo de sua Igreja, e neles tomamos a falta de veracidade nessa intepretação protestante.

No livro de Atos alguns judeus os quais não eram inseridos na Igreja tentaram usar o nome de Jesus, mas de nada adiantou. Mesmo que o invocassem, os demônios além de os ironizarem os espancaram (At 19,13-16). Se o nome de Jesus trouxesse sacralidade sendo pronunciado ausente do corpo, a Escritura não traria vários alertas sobre a utilização do Santo nome de forma sectária.

Mt 7,2: "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus".

Mt 7,22-23: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus”

1 Co 12, 3: “[...] Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo”.

3ª MANOBRA- PARA FAZER PARTE DO CORPO MÍSTICO NÃO É NECESSÁRIO ESTAR LIGADO Á IGREJA

Para inventar que é possível ter Jesus sem fazer parte do corpo da Igreja Católica eles sempre citam Lc 9,49-51. Essa mesma passagem está em Mc 9,38-39.

Lc 9,49-50: “João tomou a palavra e disse: Mestre, vimos um homem que expelia demônios em teu nome, e nós lho proibimos, porque não é dos nossos. Mas Jesus lhe disse: Não lho proibais; porque, o que não é contra vós, é a vosso favor”.

Esse versículo apenas diz para não proibir como vemos em Lc 9,50 ou Mc 9,39: “Jesus lhe disse: NÃO LHO PROIBAIS” (E eles nunca foram proibidos de usar o nome do nosso senhor)
    Mas também deixa claro que eles NÃO FAZEM PARTE DO POVO DE DEUS E NÃO ANDAM COM JESUS, como podemos ver no Evangelho de São Lucas e no de São Marcos“ NÃO É DOS NOSSOS” (Lc 9,49) OU “ NÃO NOS SEGUE” (Mc 9,39).

PAULO LEITÃO

“Tanto as Sagradas Escrituras como a Tradição e o Magistério atestam para nossa certeza de fé que em torno de Pedro, o Senhor nos congregou a sermos membros de seu Corpo Místico que é a Igreja. Podendo assim exclamarmos com convicção:
Esta é a única Igreja de Cristo que, no Símbolo, confessamos una, santa, católica e apostólica¨ (São Cipriano)”