50 Provas do Primado Petrino e do papado tiradas do Novo Testamento

  • 50 Provas do Primado Petrino e do papado tiradas do Novo Testamento

    A doutrina católica sobre o papado é bíblica e decorre do primado de São Pedro entre os Apóstolos. Como todas as doutrinas cristãs, desenvolveu-se ao longo dos séculos mas não se afastou dos seus elementos essenciais, presentes na liderança e nas prerrogativas do Apóstolo São Pedro. Tais prerrogativas foram dadas a São Pedro por Nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecidas por seus contemporâneos e aceitas pela Igreja Primitiva. Os dados bíblicos sobre o Primado Petrino são muito fortes e inelutáveis em virtude de seu peso cumulativo. Tal peso fica especialmente claro com o auxílio de comentários bíblicos. A evidência da Sagrada Escritura se segue logo abaixo:


  • 01 - Mt 16,18: “E eu te digo, tu és Pedro, e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja, e os poderes da morte não prevalecerão contra ela”. Obs.: 01 | Obs.:02 | Nota: |
  • 02 - Mt 16,19: Eu te darei as chaves do Reino dos céus: Obs.: 01 | Obs.: 02 |
  • 03 - Mt 16,19: "...o que tu ligares sobre a terra será ligado no Céu, e o que desligares sobre a terra será desligado no Céu". Obs.: 01 |
  • 04 - O nome de Pedro ocorre em primeiro lugar em todas as listas dos Apóstolos (Mt 10,2; Mc 3,16; Lc 6,14; At 1,13). Mateus chega a chamá-lo de "primeiro" (10,2). Judas Iscariotes é invariavelmente mencionado em último lugar. Ver: |
  • 05 - Pedro é quase sempre mencionado primeiro, quando seu nome aparece junto de outros.

    Em um exemplo que contradiz esta regra (o único), Gl 2,9, no qual "Cefas" é listado depois de Tiago e antes de João, Pedro aparece claramente em destaque, levando-se em conta o contexto do versículo (p. ex., 1,18-19; 2,7-8).

    Alguns códices registram variações nas quais Pedro aparece em primeiro lugar. Ver: |
  • 06 - Apenas Pedro, entre todos os Apóstolos, recebe um novo nome, "pedra", solenemente conferido. Jo 1,42 | Mt 16,18 |
  • 07 - Da mesma forma, Pedro é colocado por Jesus como o Pastor Chefe depois dele mesmo (Jo 21,15-17) sobre a Igreja Universal, embora outros possuam um papel parecido mas subordinado (At 20,28; 1Pd 5,2). Jo 21,15-17 | At 20,28 | 1Pd 5,2 |
  • 08 - Jesus ora apenas por Pedro, dentre todos os Apóstolos, para que a sua fé não desfaleça. Lc 22,32 |
  • 09 - Apenas Pedro, entre todos os Apóstolos, é exortado por Jesus: “fortalece teus irmãos” (Lc 22,32). Lc 22,32 |
  • 10 - Pedro é o primeiro a confessar a divindade de Cristo. Mt 16,16 |
  • 11 - Apenas de Pedro se diz que recebeu conhecimento divino através de uma revelação especial Mt 16,17 |
  • 12 - Pedro é considerado pelos Judeus como o líder e porta-voz dos cristãos. At 4,1-13 |
  • 13 - Pedro é considerado pelo povo da mesma forma At 2,37-41 | At 5,15 |
  • 14 - Jesus Cristo paga o imposto para si mesmo e para Pedro Mt 17,24-26 |
  • 15 - Cristo ensina da barca de Pedro, e a pesca milagrosa que se segue é talvez uma metáfora sobre o papa como "pescador de homens" (cf. Mt 4,19). Lc 5,1-11 | Mt 4,19 |
  • 16 - Pedro foi o primeiro Apóstolo a partir para, e a entrar em, o sepulcro vazio Lc 24,12 | Jo 20,6 |
  • 17 - Um anjo destaca Pedro entre os discípulos como líder e representante dos Apóstolos Mc 16,7 |
  • Pedro lidera os Apóstolos na pesca. A "barca" de Pedro tem sido considerada pelos católicos como uma figura da Igreja, com Pedro no leme. Jo 21,2-3.11 |
  • 19 - Apenas Pedro anda sobre as águas para encontrar-se com Jesus Jo 21,7 |
  • 20 - As palavras de Pedro são as primeiras a serem registradas e as mais importantes no Cenáculo, antes de Pentecostes At 1,15-22 |
  • 21 - Pedro toma a liderança na convocação para a escolha de um substituto para Judas. At 1,22 |
  • 22 - Pedro é a primeira pessoa a falar (e a única registrada) depois de Pentecostes, de modo que ele foi o primeiro cristão a "pregar o Evangelho" no tempo da Igreja At 2,14-36 |
  • 23 - Pedro opera o primeiro milagre do tempo da Igreja, curando um aleijado de nascença At 3,6-12 |
  • 24 - Pedro lança o primeiro anátema (sobre Ananias e Safira), enfaticamente confirmado por Deus At 5,2-11 |
  • 25 - A sombra de Pedro opera milagres At 5,15 |
  • 26 - Pedro é o primeiro depois de Cristo a ressuscitar uma pessoa morta At 9,40 |
  • 27 - Um anjo instrui Cornélio a procurar Pedro para conhecer a fé cristã At 10,1-6 |
  • 28 - Pedro é o primeiro a receber os gentios, após uma revelação de Deus At 10,9-48 |
  • 29 - Pedro ensina aos outros Apóstolos sobre a catolicidade (universalidade) da Igreja At 11,5-17 |
  • 30 - Pedro é o objeto da primeira intervenção divina em favor de um indivíduo no tempo da Igreja (um anjo o liberta da prisão). At 12,1-17 |
  • 31 - A Igreja inteira ora por Pedro enquanto o mesmo está preso.
    At 12,5 |
  • 32 - Pedro preside e abre o primeiro Concílio da História da Igreja, e lança vários princípios que serão adotados por todos os cristãos At 15,7-11 |
  • 33 - Paulo distingue as aparições do Senhor a Pedro após a ressurreição das aparições realizadas diante dos demais Apóstolos (1Cor 15,4-8). Os dois discípulos na estrada de Emaús fazem a mesma distinção (Lc 24,34), na ocasião mencionando apenas Pedro (“Simão”), mesmo tendo eles mesmos acabado de ver o Cristo ressuscitado (Lc 24,33).
    1Cor 15,4-8 | Lc 24,34 | Lc 24,33 |
  • 34 - Pedro é muitas vezes distinguido entre os apóstolos Mc 1,36 | Lc 9,28.32 | At 2,37 | At 5,29 | 1Cor 9,5 |
  • 35 - Pedro é quase sempre o porta-voz dos outros Apóstolos, especialmente nos momentos mais importantes Mc 8,29 | Mt 18,21 | Lc 12,41 | Jo 67,68 |
  • 36 - O nome de Pedro é sempre o primeiro a ser listado dentro do "círculo íntimo" dos discípulos (Pedro, Tiago e João). Mt 17,1 | Mt 26,37.40 | Mc 5,37 | Mc 14,37 |
  • 37 - Pedro é muitas vezes figura central junto a Jesus em cenas dramáticas do Evangelho, como a caminhada sobre as águas. Mt 14,28-32; | Mc 10,28 | Mt 17,24 |
  • 38 - Pedro é o primeiro a reconhecer e refutar a heresia, contra Simão o Mago At 8,14-24 |
  • 39 - O nome de Pedro é mais citado do que todos os discípulos juntos: 191 vezes (162 como Pedro ou Simão Pedro, 23 como Simão e 6 como Cefas). João é o segundo colocado com apenas 48 referências. Pedro está presente em 50% das vezes em que João é mencionado na Bíblia! O arcebispo Fulton Sheen calculou que todos os outros discípulos combinados somam 130 referências. Se isto é correto, 60% das referências a discípulos são referências a São Pedro.
  • 40 - O discurso de Pedro em Pentecostes (At 2,14-41) contém uma interpretação da Escritura feita com autoridade, uma decisão doutrinal e um decreto disciplinar referente aos membros da "Casa de Israel" (2,36) – um exemplo do poder de "ligar e desligar". At 2,14-41 |
  • 41 - Pedro foi o primeiro "carismático", tendo julgado com autoridade a primeira manifestação do dom de línguas como genuína. At 2,14-21 |
  • 42 - Pedro é o primeiro a pregar o arrependimento cristão e o batismo. At 2,38 |
  • 43 - Pedro (presume-se) esteve à frente do primeiro batismo em massa registrado. At 2,41 |
  • 44 - Pedro ordenou o batismo do primeiro cristão vindo da gentilidade. At 10,44-48 |
  • 45 - Pedro foi o primeiro missionário itinerante, e o primeiro a exercer o que seria chamado de "visita às igrejas" (At 9,32-38.43). Paulo pregou em Damasco imediatamente após a sua conversão (At 9,20), mas não tinha viajado até aquela cidade com esse propósito (Deus alterou seus planos!). Suas jornadas missionárias começam apenas em At 13,2. At 9,32-38.43 | At 13,2 |
  • 46 - Paulo partiu para Jerusalém especialmente para ver Pedro, por quinze dias, no começo de seu ministério (Gl 1,18), e foi encarregado por Pedro, Tiago e João (Gl 2,9) de pregar para os gentios. Gl 1,18 | Gl 2,9 |
  • 47 - Pedro age (fortemente indicado) como o bispo/pastor chefe da Igreja (1Pd 5,1), uma vez que ele exorta todos os demais bispos, ou "anciãos". 1Pd 5,1 |
  • 48 - Pedro interpreta profecia. 2Pd 1,16-21 |
  • 49 - Pedro corrige aqueles que interpretam mal os escritos paulinos. 2Pd 3,15-16 |
  • 50 - Pedro escreve sua primeira epístola da cidade de Roma, de acordo com muitos estudiosos, sendo seu bispo, e como bispo universal (ou papa) da Igreja primitiva. "Babilônia" (1Pd 5,13) é uma espécie de codinome para Roma. 1Pd 5,13 |
  • Em conclusão, é necessário muita credulidade para achar que Deus colocaria São Pedro em tal posição de preeminência na Bíblia sem que esta preeminência tenha algum significado ou importância para a história cristã posterior; em particular para o governo da Igreja. A doutrina sobre o papado é, de longe, a que melhor se ajusta ao dado bíblico. Considerando a Tradição e a História, a conclusão por sua veracidade é inescapável.

    Traduzido e adaptado do inglês por Ewerton Wagner Santos Caetano. “50 NEW TESTAMENT PROOFS FOR PETRINE PRIMACY AND THE PAPACY”, Copyright 1994 by Dave Armstrong. All rights reserved.
    http://www.bibliacatolica.com.br/blog/igreja/50-provas-do-primado-petrino-e-do-papado-tiradas-do-novo-testamento/


“Tanto as Sagradas Escrituras como a Tradição e o Magistério atestam para nossa certeza de fé que em torno de Pedro, o Senhor nos congregou a sermos membros de seu Corpo Místico que é a Igreja. Podendo assim exclamarmos com convicção:
Esta é a única Igreja de Cristo que, no Símbolo, confessamos una, santa, católica e apostólica¨ (São Cipriano)”

Hoje é Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024