João Duns Escoto e a Imaculada Conceição

  • A Santíssima Virgem Maria sempre foi imaculada sem pecado desde sua concepção, porém ela não teria sido senão fosse preservada do pecado original. Jesus é Mediador perfeitíssimo e a preservou também do pecado de Adão.
  • Existem 3 modos para demonstrar que Maria foi preservada do pecado original.
  • 1º - Já que Deus é onipotente deve não só poder sanar o pecados mas também preveni-los se apenas os sanasse; por exemplo; perdoando-os, não o sanaria de um modo perfeitíssimo devia fazer de um modo com que ao menos um filho de Adão nascesse sem culpa. Por isto ele preservou Maria.
  • 2º - Jesus sendo um perfeitíssimo Mediador consegue pelos seus méritos afastar toda pena de quem é reconciliado. Ora, o pecado original é uma pena maior do que a pena de não poder ver a Deus no paraíso porque entre as penas das criaturas inteligentes a maior delas é o pecado. Portanto se Cristo foi o reconciliador perfeitíssimo ele devia fazer que ao menos uma pessoa fosse preservada do pecado Original.
  • 3º - Uma pessoa só pode ser plenamente reconciliada por Jesus quando recebe dele o bem supremo que só ele pode dar e com Cristo se pode obter a inocência, ou seja, a preservação da culpa ou já contraída ou a ser contraída. Ninguém teria Cristo com Sumo Mediador se ele não tivesse preservado ao menos alguém do pecado original.
  • O Oponente - Todas as coisas que Scotto diz são anuladas por uma pequena uma simples observação. Maria teve as carências comuns a nossa natureza, como a fome, como a sede, a dor e o cansaço, todas as penas infringidas aos homens por causa do pecado original. Portanto Maria teve o pecado original.
  • Scoto - Prece - Fazei digno de louva-la ó virgem Santa dai-me forças contra os teus inimigos.
  • Scotto - Reconciliar alguém quer dizer afastar dele as penas inúteis deixando-lhes ao invés àquelas que podem lhes ser úteis. O pecado original teria sido prejudicial a Maria mas com os sofrimentos temporais ela podia merecer como de fato mereceu ser acendida ao céu. Todo homem deveria ter naturalmente a justiça original mas está privado dela pela culpa de Adão porque ele herdou a culpa de seu ancestral. Ora, então se à alguém é dada a graça de nascer sem pecado algum não será por mérito próprio mas por mérito de Jesus porque teria o pecado original se Cristo não o preservasse com a graça. Ora, como se pode conferir a graça depois do primeiro instante ela também pode ser conferida no primeiro instante. Deus tem este poder porque é onipotente como de fato fez com Maria que ganhou este amor suportando os sofrimentos da vida de maneira exemplar.
  • O oponente - Maria foi concebida como todo mundo, ou seja, da união entre um homem e uma mulher, portanto a sua carne foi manchada. Como todos os homens o corpo mancha a alma, assim, o corpo manchou a alma de Maria.
  • Scotto - Eu creio que a mancha também permanece no corpo da criança depois do batismo mas o pecado é cancelado pela graça. Diga-me pode Deus não perceber o momento da geração? Pode um instante de tempo não ser percebido por ele, ele que é senhor da eternidade? Será que a natureza é de fato mais forte para manchar do que a graça para santificar? Portanto a graça foi infusa na alma de Maria no primeiro momento de sua concepção. Podia, convinha e portanto fez. Se Adão não tivesse pecado os homens teriam sido transportados diretamente de um estado de graça a um estado de glória após um determinado período de tempo. A Virgem Maria não contraiu o pecado de Adão portanto a ela compete aqueles privilégios dentre os quais principalmente estão a imunidade diante da corrupção e a assunção ao céu de corpo e de alma. Mas a Virgem Morreu? Morreu? Atenção. Admito que sim digamos que morreu sim, não em consequência do pecado original porque ela não o tinha, mas para imitar perfeitamente Jesus. É fato. Pode-se morrer de amor. O cântico dos cânticos nos diz: "Conjuro-vos, filhas de Jerusalém, se encontrardes o meu dileto, que lhe haveis de dizer? Dizei-lhe que estou enferma de amor.


“Quando os convido a ser santos, peço que não se conformem em ser de segunda linha,
mas que aspirem a um “horizonte maior. Não se conformem em ser medíocres.
Papa Bento XVI”

Hoje é Sábado, 20 de Abril de 2024