Sola Scriptura. O que é?

  • A sola Scriptura é um conceito onde somente a bíblia é regra de fé e moral. Lutero assim definiu que a bíblia é a única norma pela qual o cristão deve se guiar pois é a única fonte de revelação. Neste conceito cada crente inspirado pelo Espírito Santo pode retirar das escrituras as verdades sobre cristo.
  • Se a Bíblia é a única regra de fé e prática por que quando colocamos em prática não conseguimos na bíblia respaldo para esta evidência que fundamente esta doutrina?
  • Em nenhum lugar da Bíblia sustenta a Sola Scriptura, o que devemos concluir? Que se trata de um dogma humano, portanto falso.
  • Jesus com os fariseus em Jo 5,39 a Bíblia diz: "Vós perscrutais as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna". No contexto desta passagem nosso Senhor condenou os fariseus exatamente porque *liam* as Escrituras sem *compreender* que elas davam testemunho de Sua Pessoa, o Messias, Redentor da humanidade. Logo, ler não nos conduz, necessariamente, ao *entendimento*.
  • Portanto, esta passagem bíblica em nada corrobora com a herética Sola Scriptura.
  • Para gravar vamos destacar o que comprovamos acima:

    1 - Jesus está repreendendo os judeus que vivem estudando as escrituras mas não consegue reconhecer que as escrituras testificam dele.

    2 - Jesus está deixando claro que não adianta nada estudar e no final das contas não entender.

    3 - Jesus está deixando claro que os judeus não sabem interpretar as escrituras e não sabem reconhecer os sinais da presença de Deus entre eles como por exemplo o testemunho de João Batista.
  • Se considerarmos *somente* o que nos foi transmitido por escrito como palavra de Deus o erro que os protestante cometem com a Igreja hoje é exatamente o mesmo erro que os doutores da lei cometeram com Cristo.
  • Vamos retroceder e voltar no tempo de Jesus. Jesus está pregando e quando de repente ele diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Os solas scripturistas da época poderiam ter dito isto: Jesus onde está escrito isto nas escrituras?

“Tanto as Sagradas Escrituras como a Tradição e o Magistério atestam para nossa certeza de fé que em torno de Pedro, o Senhor nos congregou a sermos membros de seu Corpo Místico que é a Igreja. Podendo assim exclamarmos com convicção:
Esta é a única Igreja de Cristo que, no Símbolo, confessamos una, santa, católica e apostólica¨ (São Cipriano)”

Hoje é Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018