Sacramentos

  • O Catecismo da Igreja Católica (CIC) ensina o sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, mediante os quais nos é concedida a vida divina. Todos eles estão ordenados para a Eucaristia, como para o seu fim, segundo santo Tomás de Aquino.

    São sete os sacramentos:

    Batismo:


    O batismo apaga o pecado original, nos dá a fé e a vida divina, e nos torna filhos de Deus. A Santíssima Trindade toma posse da alma e começa a nos santificar.

    Leia mais em http://www.acidigital.com/catecismo/batismo.htm


    Eucaristia: Presença Real do Senhor


    Jesus Cristo quis ficar na terra sob as espécies de pão, não só para servir de alimento às almas que o recebem na sagrada Comunhão, mas também para ser conservado no Sacrário e fazer-se presente a nós, nos manifestando por este eficaz meio, o amor que nos tem.

    Leia mais em http://www.acidigital.com/fiestas/eucaristia/index.html


    Crisma - Confirmação


    É o sacramento que aperfeiçoa a graça batismal fortalecendo-nos na fé e tornando-nos soldados e apóstolos de Cristo.

    Leia mais em http://www.acidigital.com/catecismo/confirmacao.htm


    A Ordem Sacerdotal


    Este sacramento da Ordem consagra o que recebe, configurando-o de modo particular com Jesus Cristo e capacitando-o para atuar na mesma pessoa de Cristo para o bem de todo o povo de Deus.

    Leia mais em http://www.acidigital.com/catecismo/ordemsacerdotal.htm


    Matrimônio


    O Matrimônio foi instituído por Deus quando criou o homem e a mulher. Para os cristãos, Jesus Cristo o elevou à dignidade de sacramento; um sacramento que dá aos esposos uma graça especial para serem fiéis um ao outro e santificar-se na vida matrimonial e familiar, já que o matrimônio cristão é uma autêntica vocação sobrenatural.

    O matrimônio religioso é estabelecido com o consentimento livre de cada um dos dois contraentes manifestado ao representante da igreja.

    O Matrimônio por sua natureza está ordenado à geração e à educação dos filhos, ao amor e ajuda entre os esposos e a sua santificação pessoal.

    Leia mais em http://www.acidigital.com/catecismo/matrimonio.htm


    Confissão - Sacramento da Reconciliação


    Jesus comunica seu poder de perdoar a seus Apóstolos.

    Assim como Deus Pai deu tudo a Jesus, assim também Jesuscomunica à Igreja, esse poder de perdoar que dEle emanava para regenerar os homens.

    "Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados" (Jo 20, 23)

    Leia mais em http://www.acidigital.com/sacramentos/penitencia/index.html


    Unção dos Enfermos


    O Sacramento da Unção dos Enfermos confere ao cristão uma graça especial para enfrentar as dificuldades próprias de uma doença grave ou velhice. É conhecido também como o "sagra viático", porque é o recurso, o "alívio" que leva o cristão para poder suportar com fortaleza e em estado de graça um momento de trânsito, especialmente o trânsito à Casa do Pai através da morte.

    Leia mais em http://www.acidigital.com/catecismo/uncaoenfermos.htm

    Saiba mais sobre os Sacramentos


    Leia mais em Lepanto


“Não há doente mais incurável do que aquele que não reconhece a sua doença.
Santo Agostinho”

Hoje é Terça-Feira, 23 de Abril de 2024