Mistérios Dolorosos - Terça e Sexta-feira

  • MISTÉRIOS DOLOROSOS - ( Agonia, sofrimento e morte: Amor aos pecadores )



    1º MISTÉRIO: A AGONIA DE JESUS (Gêtsemani: vigilância, intercessão, oração)


    Contemplamos a agonia Mortal de Nosso Senhor, quando suou sangue no Horto das Oliveiras. "Minha alma está triste a ponto de morrer, ficai aqui e vigiai. "Vigiai e orai para não cairdes em tentação, o espírito está pronto, mas a carne é fraca."

    A oração e vigilância nos livra de cairmos nas armadilhas do demônio. Ele está sempre esperando uma oportunidade para nos fazer cair no pecado. Só com a força da oração constante podemos vencê-lo. Jesus mesmo sabendo tudo o que iria lhe acontecer, suportou toda tristeza e foi obediente ao Pai. Seguir o seu exemplo e em todas as coisas que nos acontecer, seja boa ou má ...sempre seja feito a vontade de Deus e não a nossa, pois Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.

    ... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ... Mc 14, 32-43 |
  • 2º MISTÉRIO: A FLAGELAÇÃO DE JESUS ATADO A UMA COLUNA


    Contemplamos a flagelação de Nosso Senhor. O sofrimento – a humilhação o escárnio- a violência de um inocente.

    Toda essa humilhação e dor por cada um de nós, pecadores. O amor que sente por cada ser humano é impossível de se imaginar. E todas as vezes que pecamos e ofendemos um irmão estamos sendo os carrascos que torturaram Jesus.

    ... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ... Jo 18, 38-40 | Jo 19, 1 |
  • 3º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE ESPINHOS


    Contemplamos a coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cada ponta de espinho... um pecado – em cada gota de sangue derramado o perdão.

    Sua sagrada face coberta de sangue... o sangue que nos lavou e limpou de nossos pecados; na dor provocada pelos espinhos resgatou-nos da morte. O mesmo sangue que hoje derrama em cada Santa Missa Celebrada; poderoso sangue redentor, que nos cura e liberta de toda escravidão do pecado.

    ... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ... Mt 27, 27-32 |
  • 4º MISTÉRIO: JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O CALVÁRIO


    Contemplamos a subida dolorosa de Jesus carregando a Cruz para o Calvário. O peso dos pecados do mundo nos ombros abriram chagas que chegavam até os ossos.

    Todo aquele que quiser vir após mim, renegue a si mesmo toma sua cruz e siga-me. As cruzes diárias é caminho de redenção e salvação. Aceitar as cruzes é amar a Jesus e imitá-lo. O servo fiel que segue seu mestre e também dá a vida por outro irmão.

    ... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ... Lc 23, 20-32 | Mc 8,34 |
  • 5º MISTÉRIO: JESUS MORRE NA CRUZ


    Contemplamos a crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cruz, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, consolo e sinal de fé para os cristãos.

    A cruz Sagrada seja a nossa luz... todo sofrimento na terra não tem comparação ao da cruz do Senhor. Por amor ao ser humano e ao pecador suportou dores incalculáveis, humilhou-se, foi insultado e desprezado, tratado como o pior dos criminosos. O maior dos tesouro de um cristão ..honrar a Santa Cruz!

    ... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ... Lc 23, 33-47 |


“O homem pode construir um mundo sem Deus, mas esse mundo acabará por voltar-se contra o mesmo homem.
Papa São João Paulo II”

Hoje é Terça-Feira, 19 de Março de 2024